4/27/2007

1º De Maio – Dia Mundial do Trabalhador

Em Portugal festeja-se livremente o 1º de Maio a partir da revolução de 1974. No entanto, esta data festeja-se cada vez menos, muito provavelmente porque as condições reais de vida e trabalho dos trabalhadores se modificaram radicalmente.
O dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu no 1º de Maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

(Também no dia 1 de Maio o nosso colega João faz 12 anos.)

Débora e Letícia

1 de Maio é o Dia do Trabalhador. Os trabalhadores aproveitam este dia para alertar o governo e outras entidades para algumas das suas necessidades, tais como: direitos dos trabalhadores, aumento de salários e melhores condições. Hoje os trabalhadores vivem melhor.


Lucas e Leonel



Significado Dia do Trabalhdor para mim:
foram milhares de trabalhadores que foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho. Como sabem, eles trabalhavam de 13 a 18 h diárias. Naquele dia houve manifestações e discursos que movimentaram a cidade. Durante a luta houve prisões, feridos e até mesmo mortos.

Ana



O Dia do Trabalhador festeja-se no primeiro dia de Maio. É um feriado nacional em que a maioria dos trabalhadores descansam; no entanto, por exemplo, os médicos, os enfermeiros, os bombeiros, os empregados de café e até os polícias trabalham, mas é por um bom motivo.
Muitas pessoas festejam o Dia do Trabalhador nas serras fazendo piqueniques e espetadas.
Cá na Madeira é costume as pessoas comemorarem o Dia do Trabalhador no Montado do Pereiro.
Algumas pessoas não festejam o Dia do Trabalhador.

A todos desejamos um feliz Dia do Trabalhador!!!


Esperemos que vocês todos comemorem porque nós também o vamos fazer.

Diogo e Duarte





No 1º de Maio eu e a minha família vamos à serra, como é costume fazer.
A minha tia faz o atum;
A minha mãe faz as semilhas;
A minha avó faz o pão;
O meu avô trás o vinho,
e assim eu e meu primo somos os que nos divertimos mais… levamos a bola e as bicicletas e brincamos. Sem esquecer subir às árvores, que é umas das melhores partes. Mas a melhor mesmo é quando almoçamos na serra, ao ar livre. É mil vezes melhor do que comer em casa.

Sem comentários: