4/27/2007

1º De Maio – Dia Mundial do Trabalhador

Em Portugal festeja-se livremente o 1º de Maio a partir da revolução de 1974. No entanto, esta data festeja-se cada vez menos, muito provavelmente porque as condições reais de vida e trabalho dos trabalhadores se modificaram radicalmente.
O dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu no 1º de Maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

(Também no dia 1 de Maio o nosso colega João faz 12 anos.)

Débora e Letícia

1 de Maio é o Dia do Trabalhador. Os trabalhadores aproveitam este dia para alertar o governo e outras entidades para algumas das suas necessidades, tais como: direitos dos trabalhadores, aumento de salários e melhores condições. Hoje os trabalhadores vivem melhor.


Lucas e Leonel



Significado Dia do Trabalhdor para mim:
foram milhares de trabalhadores que foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho. Como sabem, eles trabalhavam de 13 a 18 h diárias. Naquele dia houve manifestações e discursos que movimentaram a cidade. Durante a luta houve prisões, feridos e até mesmo mortos.

Ana



O Dia do Trabalhador festeja-se no primeiro dia de Maio. É um feriado nacional em que a maioria dos trabalhadores descansam; no entanto, por exemplo, os médicos, os enfermeiros, os bombeiros, os empregados de café e até os polícias trabalham, mas é por um bom motivo.
Muitas pessoas festejam o Dia do Trabalhador nas serras fazendo piqueniques e espetadas.
Cá na Madeira é costume as pessoas comemorarem o Dia do Trabalhador no Montado do Pereiro.
Algumas pessoas não festejam o Dia do Trabalhador.

A todos desejamos um feliz Dia do Trabalhador!!!


Esperemos que vocês todos comemorem porque nós também o vamos fazer.

Diogo e Duarte





No 1º de Maio eu e a minha família vamos à serra, como é costume fazer.
A minha tia faz o atum;
A minha mãe faz as semilhas;
A minha avó faz o pão;
O meu avô trás o vinho,
e assim eu e meu primo somos os que nos divertimos mais… levamos a bola e as bicicletas e brincamos. Sem esquecer subir às árvores, que é umas das melhores partes. Mas a melhor mesmo é quando almoçamos na serra, ao ar livre. É mil vezes melhor do que comer em casa.

Signo Touro

Os nossos colegas Duarte e Diogo fazem anos no mês de Maio, o que equivale ao signo Touro. Vamos falar um pouco sobre eles e os seus signos.

O Duarte e o Diogo são colegas que gostam muito de jogar à bola. O Duarte tem como defeito faltar muito às aulas e o Diogo também já foi pelo mesmo caminho, mas agora está melhor.

Elemento: Terra, FixoPlaneta Regente: VénusPrincípio: PassivoParte do corpo: Garganta, BocaIncensos: Eucalipto, Pinho e CravoPedras: EsmeraldaDia: SextaMetal:CobreCôr: Verde

PERSONALIDADE:
Tende a ser fatalista, contudo é cauteloso e perseverante, voltado à busca do prazer, que envolve boa comida, boa roupa e bem-estar material e espiritual. A sua generosidade o leva-o a vastos rasgos de hospitalidade, é um dos melhores anfitriões do zodíaco e gosta de agradar aos amigos.


Micaela e Ângela

Desporto Escolar

Os Iniciados da Escola Básica de Santo António vão jogar na Escola da Levada contra a Escola da Levada e contra a Escola dos Louros.
Desejem-nos SORTE!

Vitor e Roberto

ADIVINHAS

Esta semana eu vou fazer Adivinhas, porque o João fez o Problema da Semana com o meu colega Bruno.

1- Não é duro.
Nem é mole.
Não se apalpa.
Nem se come.

2- Qual é o animal
Que de manhã anda
Com quatro pernas
Ao meio-dia com duas
E a noite com três?

3- Qual é coisa qual é ela?
Alto como o Pinho
Verde como o linho e
Doce como o mel?


Carla

25 ABRIL - Canções e palavras de ordem

Palavras de ordem do 25 de Abril:

- O povo está com o MFA
- O povo unido jamais será vencido

- Nem mais um soldado para as colónias

Duarte



Canções do 25 de Abril:


José Afonso: “Grândola Vila Morena” (No YOUTUBE aqui)

Grândola vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti ó cidade
(...)
Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola vila morena
Terra da fraternidade
(...)
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola a tua vontade

Ontem apenas
fomos a voz sufocada
dum povo a dizer não quero;
fomos os bobos-do-rei
mastigando desespero.

(Encontrámos um video no YOUTUBE, de 20 anos após a morte de Zeca Afonso. Vejam AQUI)

Paulo de Carvalho:”E depois do Adeus”
(Podem ver e ouvir AQUI)

Quis saber quem sou
O que faço aqui
Quem me abandonou
De quem me esqueci
Perguntei por mim
Quis saber de nós
Mas o mar
Não me traz
Tua voz.

Em silêncio, amor
Em tristeza e fim
Eu te sinto, em flor
Eu te sofro, em mim
Eu te lembro, assim
Partir é morrer
Como amar
É ganhar
E perder

Tu vieste em flor
Eu te desfolhei
Tu te deste em amor
Eu nada te dei
Em teu corpo, amor
Eu adormeci
Morri nele
E ao morrer
Renasci

E depois do amor
E depois de nós
O dizer adeus
O ficarmos sós
Teu lugar a mais
Tua ausência em mim
Tua paz
Que perdi
Minha dor que aprendi
De novo vieste em flor
Te desfolhei...

E depois do amor
E depois de nós
O adeus
O ficarmos sós


Ermelinda Duarte: “Uma Gaivota voava voava”

Ontem apenas
fomos o povo a chorar
na sarjeta dos que, à força,
ultrajaram e venderam
esta terra, hoje nossa.

Uma gaivota voava, voava,
assas de vento,
coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.

Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo qualquer.
Como ela somos livres,
somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".
Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.

Somos um povo que cerra fileiras,
parte à conquistado pão e da paz.
Somos livres, somos livres,
não voltaremos atrás.

(Podem ouvir AQUI - Obrigado, José!:))

Esperamos que gostem das músicas!

Carla e Bruno

4/26/2007

A Revolução do 25 de Abril

No início da década, em 1970, a população portuguesa mostrava mais descontentamento com o governo.
A falta de liberdade e a guerra colonial levaram a que muitas pessoas participassem em greves e manifestações.
No dia 25 de Abril de 1974, um grupo de oficiais das Forças Armadas derrubou o governo de Marcelo Caetano, pôs fim à ditadura em Portugal e implantou um regime democrático.
E não podemos esquecer que o povo apoiou, pelo que se transformou numa revolução.
A Revolução do 25 de Abril provocou grandes transformações a nível político, social e económico.


Ana

No dia 25 de Abril de 1974 houve a Revolução dos Cravos. A Revolução chamou-se dos Cravos porque foi quando uma vendedora recebeu soldados na sua loja e pôs um cravo vermelho na ponta da arma de cada um dos soldados. Muitas pessoas gostaram, aplaudiram... E todas quiseram comprar cravos vermelhos e depois juntaram-se, porque para elas aquelas armas e aquelas flores representavam a Paz, a Liberdade e a Fraternidade. As armas eram as flores, e as flores eram as armas e foi assim que se deu o Dia da Liberdade.
Com o Dia da Liberdade passou a haver: liberdade de reunir, liberdade de falar, liberdade de escrever, direito à greve, esperança dum mundo melhor, fim da ditadura, formação de partidos políticos e o fim da guerra colonial.

Micaela



Nos primeiros minutos do dia 25 de Abril de 1974, uma canção, "Grândola, Vila Morena" transmitida no programa Limite da Rádio Renancença é a senha para a confirmação de que o golpe começava. Até às 16h todos os pontos estratégicos são ocupados: emissoras de rádio, tv, aeroportos, quartéis, bancos e palácios. Enquanto as forças leais ao regime se rendem, o povo começa a sair às ruas em comemoração. Marcelo Caetano é cercado no Quartel do Carmo e horas depois rende-se pacificamente, o que não acontece na sede da DGS (ex-PIDE). Quatro manifestantes são mortos por disparos dos polícias. No dia 26 de Abril de 1974 a DGS rende-se enquanto é apresentada a Junta de Salvação Nacional, a Presidência da República fica a cargo do general Spínola, um madeirense. Enquanto os presos políticos são libertados, o MFA decide enviar para cá (Madeira), Marcelo Caetano, Américo Tomás, César Moreira Baptista, entre outros.

Vítor e Roberto

Outra Prancha dos artistas


Prancha 13

O Concurso «Maismat»

Olá, nós somos o João Nuno e a Ângela.
Estamos a falar do concurso «Maismat», um concurso de Matemática cuja 1ªfase foi Regional. É a pares e realizou-se em 18/04/07 na Escola Básica e Secundária do Carmo (Câmara de Lobos). Este concurso consiste em 20 enunciados, com 4 perguntas cada, de verdadeiro ou falso. Em cada enunciado temos 2 vidas, ou seja, se errarmos à primeira temos uma segunda hipótese para mudar as escolhas de verdadeiro ou falso. Se perdermos ambas as vidas, perdemos e o nosso resultado fica aí registado.
Este concurso organizou algumas actividades, como ver os filmes «Por água abaixo» e «Carros». Também deram lanche e houve ténis de mesa e ainda outras actividades no campo, como basquetebol e voleibol.
Finalmente, às 12:45, foi a entrega de prémios dos três melhores resultados do 5ºano e dos 3 melhores do 6ºano. Por participarmos recebemos uma caneta, lápis, bloco de contas e uma carteira. Por vencermos ganhámos uma t-shirt, um leitor de CDs, um Kit do Sapo Adsl 24 MB e uma viagem a Aveiro para disputarmos a final com os outros vencedores das restantes regiões/cidades, a 3 de Maio.

Vamos ter de treinar bastante para podermos conseguir chegar ao podium. Esperemos também ter tempo para visitar a cidade de Aveiro e comer os típicos ovos moles. Os restantes concorrentes devem ser muito bons, por isso tememos que o nosso tempo habitual de 11 minutos seja insuficiente para ganharmos.

Programa das Competições


2 de Maio ’07 – MINImat e MINIbio (1º Ciclo)

3 de Maio ’07 – MAISmat e EQUAmat ( e 3º Ciclos)

4 de Maio ’07 – mat12 e bio 10 11 (ensino secundário)


09h00 – 13h00 Competição

13h00 – 15h00 Almoço (oferecido aos participantes e acompanhantes)

15h00 – 17h00 Entrega de Prémios

Programa e Imagem AQUI

4/12/2007

Resposta ao desafio


Acontece que as pessoas normalmente responderiam que o resto da operação seria 2, devido a acharem que era para dividir 11111 por 3; mas o dividendo deveria ser o resultado desta soma:
11000 + 1100 + 11 , e isso dá 12111 e não 11111.

Logo o resto é 0 ( zero ) porque 12111 a dividir por 3 é igual 4037 e dá resto 0 ( zero ).
Lamentamos que o anónimo ( Ruben ) tenha falhado.

João Nuno e Carla

A magia do 9



Primeiro, prepara um papel com um 9 escrito. Depois dobra-o.
Agora só precisas de um voluntário.
Pede para o teu amigo pegar numa calculadora, guardar o envelope no seu bolso e nada de espreitar...
1º, pede-lhe para meter o seu número da sorte e somar o número da porta de casa.
2º, somar o número de euros que ele tem no bolso ou mealheiro.
3º, subtrair o número de lados de um dado.
4º, e finalmente multiplicar por dezoito.
5º, no final, pede para ele somar os algarismos do resultado (se ficarem dois ou mais algarismos soma-os até ficar apenas um).
6º, só falta ele dizer em voz alta o número que resultou.
7º, depois ele tira o envelope e diz o número que lá está escrito.
Vai ser o resultado da conta!



João Nuno