5/26/2006

Os nossos poemas

Em Língua Portuguesa temos andado a dar o Texto Poético e fizemos os nossos primeiros poemas a partir de frases dadas. Queremos partilhá-los convosco esta semana.




Trabalhámos a partir de 1 destes refrões:

Quando vinha hoje para a escola
Acho que fico na cama
E foi assim
Se me perguntares
Porquê eu?
Brinquei e ri todo o dia



Porquê eu?




Hoje tive que fazer um poema.
Porquê eu?
Hoje fiz um teste de História.
Porquê eu?
Tenho excesso de peso.
Porquê eu?
Amanhã tenho E.F.
Porquê eu?
Tenho que arrumar o quarto,
todo o santo dia.
Porquê eu?
Tenho um trabalho de Ciências…
Porquê eu?
… porque sou uma criança e tenho muito que aprender.
João Nuno



Porquê eu, fazer um texto,
se não gosto de escrever?
Porquê eu, ir almoçar,
se não gosto de comer?
Porquê eu, ver este jogo,
se não gosto de futebol?
Porquê eu, ir buscar um livro,
se não gosto nada de ler?
Porquê eu, tirar as botas,
se não gosto de sapatos?
Porquê eu, ir já nadar,
se não gosto de ir à praia?
Ana Teresa



Porquê eu?
Vejo uma nuvem
que parece um cavalo,
mas não posso montá-lo?
Quem me dera ser fada, para poder voar
e o cavalo montar!
Porquê eu?
Que não posso ser nuvem,
para poder ter mil formas?
Porquê eu?
Débora




Porquê eu a fazer tudo, porquê eu?
Quando é para ir buscar pão, porquê eu?
Não posso ficar quieto?
Porquê eu?
Tenho de ser eu a ir,
e os outros ficam de fora?
Sempre eu para todo o lado!
Porquê eu?
Miguel




Acho que fico na cama










Acho que fico na cama
Pois não quero ir trabalhar.
Só quero ir ver passarinhos,
Andorinhas a voar.
Acho que fico na cama,
pois não quero trabalhar.
Eu gosto é de boa vida:
Só descansar e brincar!
Leonel




Acho que fico na cama
que não quero ir trabalhar.
Fico na minha janela,
a ver a chuva a pingar.
Acho que fico na cama
vou ficar a descansar.
Vou olhar para o meu cão

e ouvi-lo sempre a ladrar.
Acho que fico na cama
tomo um duche e vou brincar,
e vou ver se há na corda
roupa para levantar,
antes que se vá molhar…
Lucas




Acho que fico na cama
mas minha mãe está a dizer
para eu me levantar.
Só que eu não quero ir à escola,
professores aturar,
os funcionários a gritar,
os colegas a falar…
Acho que fico na cama.
Arlete


Brinquei e ri todo o dia


Brinquei e ri todo o dia
Estive com os meus colegas
E foi grande a alegria
Brinquei e ri todo o dia
A ver se conseguia
Encher-me de coragem
Para ir à padaria
Brinquei e ri todo o dia
Com colegas e professores
O dia até foi comprido,
Mas foi mesmo divertido
Micaela


Brinquei e ri todo o dia
Sempre a ler poesia.
Brinquei e ri todo o dia
A fazer porcaria.
Brinquei e ri todo o dia
A ouvir a cotovia.
Brinquei e ri todo o dia
Sempre na pastelaria.
Brinquei e ri todo o dia
E nem roupa vestia.
Brinquei e ri todo o dia
A correr atrás da tia.
Brinquei e ri todo o dia
Sem estudar Filosofia.
Brinquei e ri todo o dia,
E foi grande a sinfonia.
Brinquei e ri todo o dia,
Sem saber o que fazia!
Ângela


Brinquei e ri todo o dia
Fiz palhaçadas e jogos:
será que saltei à corda?
Ou foram só anedotas?
Ou então malabaristas,
ou a jogar futebol?
Brinquei e ri todo o dia,
Mas com quê?
Eu não sei. E vocês, sabem?
Filipe


Quando vinha hoje para a escola


Quando vinha hoje para a escola
Pensei no que aconteceria:
Seria feriado?
Que de novo aprenderia?
Estaria com os colegas?
E à bola, jogaria?
Quando vinha hoje para a escola
Eu ainda não sabia
Que ia gostar deste dia!
Roberto


Quando vinha hoje para a escola
Vi um homem a usar cola.
Quando vinha hoje para a escola
Os meus amigos jogavam à bola
e bebiam coca-cola,
o guarda-redes tocava viola
e eu larguei a sacola
e pensei só para mim:
“Ainda bem que vim hoje para a escola!”
Fábio


Quando vinha hoje para a escola
Encontrei um gabarola
Que trazia uma pistola.
E depois vi um miúdo
Que estava a jogar à bola.
Junto estava um cão com sede,
A beber coca-cola…
Olhou para o outro lado,
Levou com a bola na tola!
Tudo isto aconteceu
Quando vinha hoje para a escola.
Diogo






Sem comentários: