5/12/2007

Biografia de Beethoven


Ludwig van Beethoven nasceu em 16 de Dezembro de 1770, em Bonn, Alemanha. A sua família era holandesa, o nome da sua família tem origem no nome de uma aldeia na Holanda, Bettenhoven (canteiro de rabanetes), e tem o nome van, muito comum em nomes holandeses. O avô do compositor, que também se chamava Ludwig van Beethoven, era natural da Bélgica, e a família estava há poucos anos na Alemanha.
Johann, que é o pai de Beethoven, percebeu que ele tinha um talento muito bom para a música e tratou de o encorajar para a carreira de músico. Mas fez isso de uma forma horrível. Obrigava o filho a estudar música muitas horas por dia, e muitas vezes batia-lhe. A educação musical de Beethoven, por vezes, parecia uma verdadeira tortura. Desde os treze anos que ajudou no sustento da casa, já que o pai era cada vez mais alcoólico. Trabalhava como organista, ensaiador do teatro, músico de orquestra e professor, e assim muito cedo assumiu a chefia da família. Era um adolescente que não falava muito, era tímido. Em 1784, Beethoven conheceu um jovem conde, que se chamava Waldstein, e tornou-se seu amigo. O conde percebeu o talento de Beethoven e mandou-o para Viena, para se tornar aluno de Mozart. Mas tudo indica que Mozart não lhe deu muita atenção, embora sabendo do seu talento. A tentativa de Waldstein não deu resultado - depois de duas semanas Beethoven voltou para Bonn.
Já em Bonn, iniciou cursos de literatura em parte para compensar a sua falta de estudo, pois saiu da escola com 11 anos. Apenas em 1792, Beethoven foi novamente para Viena e procurou arranjar aulas com professores, para complementar os seus estudos. Tornou-se num pianista de sucesso, e soube atrair admiradores.
Então surgiram os primeiros sintomas da sua doença - a surdez, em 1796, quando estava de volta de uma série de concertos. Escondeu o problema de todos. Só dez anos depois, em 1806, é que revelou o problema, numa frase anotada nos esboços do Quarteto nº. 9: "Não guardes mais o segredo de tua surdez, nem mesmo na tua arte!".
Após vários anos em grande depressão surgiu novamente em 1819. A década seguinte seria um período de grandes obras-primas.
Foi durante este período, em que fazia grandes planos para o futuro, que ficou gravemente doente com uma pneumonia e morreu a 26 de Março de 1827.
ANDRÉ e Miguel

(Imagem AQUI )

2 comentários:

Anónimo disse...

ola estava a procura da Biografia de Beethoven e encontrei no Blogger!
Adorei e vcs estão de parabens pelo site!Achei a idéia incrivel de alunos montarem o blog
JULIANNE DUARTE-BRASIL

Alunos do 6ºA disse...

Olá, Julianne! Obrigada. Foi pena só nos teres encontrado quando já nos estamos a despedir... Até sempre!:)